Como investir suas finanças descubra qual é a melhor alternativa

Quem não quer ter a famosa liberdade financeira? Poder viver com tranquilidade e garantir até mesmo a aposentadoria. Para conquistar esse objetivo, mais do que gerenciar a renda e gastos, é necessário saber como investir suas finanças.

Os investimentos são a maneira mais fácil de você fazer o seu dinheiro se multiplicar. Com eles, aplicando pequenas quantias é possível aumentar o seu patrimônio rapidamente!

Contudo, muita gente entra no mundo dos investimentos sem saber absolutamente nada sobre o funcionamento dele. E isso é um erro!

Isso porque ao investir seu dinheiro sem saber aonde aplica-lo você acaba apenas perdendo dinheiro.

Como investir

Nesse post, você vai entender por que é importante saber como investir suas finanças e qual a melhor forma de investimento considerando o seu perfil. Confira!

Por que é importante saber como investir suas finanças e não deixar o dinheiro parado?

Saber como investir suas finanças e não deixar o dinheiro parado é o primeiro passo para quem deseja alcançar a liberdade financeira.

Isso porque, apenas dessa maneira você terá a chance de fazer escolhas de baixo risco no mercado investidor para poder contar com uma tranquilidade financeira maior no futuro.

Muita gente acha que ficar rico só é possível ganhando na loteria. Já outras guardam todas as economias na poupança na esperança de um dia terem a independência financeira.

Mas a verdade é que as chances de você enriquecer com uma dessas duas alternativas é quase zero. Apenas fazendo o seu dinheiro trabalhar é que será possível ter um futuro financeiro tranquilo!

E não importa se você ganha um salário mínimo ou seis dele, é possível aplicar o seu dinheiro por menor que seja a aplicação. Basta você saber onde aplicá-lo.

Quais são as melhores opções de investimentos atualmente?

Uma das coisas mais importantes na hora de saber como investir suas finanças é entender quais os melhores investimentos existentes hoje em dia.

No geral, existem várias alternativas onde você pode aplicar seu dinheiro. Veja abaixo algumas delas:

Tesouro Direto

O tesouro direto sem sombra de dúvidas é uma das aplicações mais populares. Nele, você vai “emprestar” dinheiro para o governo através da compra de títulos.

Esse dinheiro arrecadado pelo Estado será utilizado para manter as atividades públicas. Em troca, o Governo irá te devolver esse dinheiro com juros.

O grande diferencial desse tipo de investimento é que ele permite a aplicação de valores baixos, ou seja, você pode investir a partir de R$ 30,00 no Tesouro Direto. Além disso, existem modalidades tanto para quem deseja sacar os valores daqui 5 ou 10 anos, como, para quem deseja ter a possibilidade de sacar a qualquer momento.

Ações

Essa é uma das melhores alternativas para quem deseja uma renda variável. De forma simples as ações nada mais são que participações nos lucros de empresas.

Ou seja, você “compra” uma parte de um empreendimento. Em troca, você receberá uma renda equivalente aos lucros da empresa e a parte que você comprou.

Esse é um tipo de investimento mais indicado para quem já tem experiencia no mercado. Isso porque os ricos dele são maiores.

Fundos imobiliários

Os fundos imobiliários funcionam mais ou menos como aluguéis. Neles, um grupo de investidores se unem para investir em imóveis que podem ser comerciais ou residenciais.

Nesse caso a sua renda é obtida através do aluguel desses imóveis. Assim como nas ações, você terá uma renda equivalente à sua participação.

Certificado de Depósitos Bancários (CDB)

Sabe quando você empresta dinheiro de um banco para comprar um carro, por exemplo, e depois paga ele em parcelas com juros? O CDB funciona de forma parecida.

Mas nesse caso você é quem vai emprestar dinheiro para os bancos. Em troca, ele pagará uma porcentagem que pode ser pré ou pós-fixada juros ao final do prazo acordado.

Recibos de Depósito Bancário (RDB)

Essa opção de investimento é muito parecida com a anterior. Ou seja, você irá emprestar o dinheiro para o banco.

A grande diferença dele é que você não terá a possiblidade de sacar o seu investimento antes do prazo acordado. Mas, assim como o CDB o risco dessa opção é muito baixo.

Letra de Crédito Imobiliário e do Agronegócio (LCI e LCA)

Essa é uma modalidade onde você empresta dinheiro para os bancos para que eles possam financiar atividades do setor imobiliário (LCI) e do agronegócio (LCA).

Nesse caso, as rentabilidades das Letras de Crédito compradas são definidas no momento da compra. Esse é um grande diferencial pois você saberá exatamente quanto a sua aplicação irá render até o prazo de vencimento.

Câmbio

O câmbio nada mais é do que investir em moeda estrangeira. Você pode investir em várias moedas, desde o dólar até o euro.

Esse é um tipo de investimento com riscos maiores. Isso porque ele irá depender da cotação das moedas.

Ele exige um vasto conhecimento, principalmente para que o empreendedor saiba a hora certa de comprar e vender as moedas.

Dicas de como investir suas finanças

Agora que você já saber as principais aplicações do momento no mercado, confira abaixo algumas dicas de como investir as suas finanças de forma consciente.

1. Conheça o seu perfil de investidor

A primeira coisa que você precisa fazer é sentar e avaliar o seu perfil de investidor. Atualmente existem vários sites onde você pode tirar essa dúvida.

Essa resposta é essencial para você entender os tipos de investimentos que podem ser adequados para a sua situação.

Você já tem uma reserva para investimento? Prefere resultados a curto ou longo prazo? Gosta de se arriscar ou não? Tudo isso precisa ser avaliado para você saber o seu perfil de investidor.

2. Obtenha conhecimento

A segunda dica de como investir suas finanças é obter conhecimento sobre o mercado de investimentos. Não há como começar sem entender o território onde você irá entrar.

Existem várias formas de você obter o conhecimento necessário para investir com inteligência, mas uma das melhores formas e através de cursos especializados.

3. Não invista o que sobrar, já estabeleça uma porcentagem da sua renda para investimentos

Sabe porque muita gente não consegue obter bons lucros com investimentos? Porque elas esperam “sobrar” dinheiro para aí investirem.

Com isso é comum ver pessoas que investem um mês, para três, daí aplicam mais um pouquinho, param de novo. E dessa maneira não há como o seu dinheiro realmente render.

Se você quiser realmente obter boas rendas com investimentos é necessário estabelecer nos seus gastos mensais uma porcentagem voltada para esse objetivo.

Você não precisa começar com valores extremamente altos. O tesouro direto, por exemplo, é um excelente ponto de partida, afinal de contas é possível encontrar títulos a partir de R$ 30,00.

Com toda a certeza você conseguirá destinar esse valor por mês para investir.

Depois, quando você já tiver mais familiarizado com o mercado de investimentos e tiver disponibilidade para investir valores maiores, é possível partir para aplicações mais ousadas, como as ações.

4. Reconfigure a sua mente para a de um investidor

Infelizmente durante toda nossa vida somos ensinados a acreditar que investir é algo apenas para pessoas ricas. Ou pior, os outros nos fazem acreditar que coisas como poupança, consórcio e títulos de capitalização são investimentos, quando na verdade geram praticamente zero de rentabilidade.

Com isso muita gente acaba criando um preconceito ou até medo em torno do mercado de investimentos. Não há como investir suas finanças mantendo essa mentalidade.

Você precisa passar a entender que investir é a forma mais fácil e prática de alcançar a independência financeira. Não deixe que os outros te enganem dizendo que isso é impossível, ou até mesmo que você vai perder dinheiro ao invés de ganhar.

Se você souber exatamente onde e como aplicar o seu dinheiro, será muito mais fácil fazer ele trabalhar. Então, comece desde hoje a reprogramar a sua mente.

Essa são algumas dicas simples de como investir suas finanças. Colocando elas em prática, você verá que será muito mais fácil fazer o seu dinheiro trabalhar e assim alcançar a tão sonhada liberdade financeira.

Conclusão

Saber como investir suas finanças é fundamental para alcançar a sua independência financeira. Através de investimentos você fará o seu dinheiro render e, em um futuro próximo, ele trabalhar por você.

Imagine ter uma aposentadoria garantida, dinheiro para comprar um imóvel a vista, ou até mesmo para viajar pelo mundo. Tudo isso é possível se você se tornar um empreendedor.

E a razão do seu sucesso é porque esse curso mostra todo o passo a passo para começar a aplicar o dinheiro do Zero.

Ele é totalmente online o que é ideal para quem tem uma rotina corrida. Com esse curso, você aprenderá quais os investimentos mais vantajosos, como analisar gráficos e de que maneira operar de forma eficiente.

Além disso você terá acesso a uma plataforma de negociação exclusiva. Você poderá gerenciar os riscos e assim aumentar cada vez mais o seu lucro!

Então, não perca essa oportunidade de aprender como investir suas finanças. Acesse agora mesmo o curso e garanta a sua vaga!

Leia : o Artigo sobre o Curso de bitcoin : SEGREDOS DO BITCOIN 2.0 Funciona ou é Mito? Descubra agora

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!